Ética e conduta
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Ética e conduta

1.    OBJETIVOS

Este conjunto de parâmetros define a conduta esperada dos funcionários em diversas situações, e dispõe sobre padrões éticos que devem nortear todas as atividades da Humaitax Contadores Empresariais, além dos regulamentos internos, que devem ser de conhecimento de todos os seus administradores e profissionais, refletindo sua cultura e os compromissos que assume com o mercado em que atua. Deve também ser aplicados aos prestadores de serviço, parceiros de negócios ou terceiros que utilizam os recursos da empresa.

Como uma empresa, formada por profissionais de contabilidade, devemos também obediência ao Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, consoante o previsto na Resolução CFC nº 803/1996.

2.    DIVULGAÇÃO

Este código será fornecido a todos os funcionários, prestadores de serviços, parceiros de negócios ou terceiros que utilizam os recursos da empresa. É responsabilidade dos gestores esclarecerem dúvidas e verificar o entendimento quanto ao conteúdo e aplicação.

3.    NORMAS DE CONDUTA

3.1.    Responsabilidade dos Administradores

• Promover uma conduta ética e honesta junto aos seus subordinados;

• Comunicar ao diretor responsável pelo Compliance, qualquer relacionamento ou transação que se constitua em conflito de interesse ou violação a este Manual de Ética e Conduta;
 
• Zelar pelo sigilo e confidencialidade das informações a respeito da Empresa e dos clientes, obtidas no âmbito de suas atividades profissionais, prevenindo a sua divulgação não autorizada;

•Atender prontamente aos órgãos reguladores (Banco Central, Receita
Federal, CVM, etc) com informações completas e compreensíveis, observado o cumprimento e limites de sua atuação professional, conforme prevê o Código de Ética Profissional do Contador - CEPC;
 
3.2         Responsabilidade dos Funcionários

• Não é permitido ao funcionário da Humaitax Contadores Empresariais envolver-se em atividades particulares, não autorizadas, que interfiram no tempo e ambiente de trabalho dedicado à empresa;

• Manter o ambiente de trabalho adequado para o exercício das suas funções, ajudando na prevenção de acidentes de trabalho;

• Não se utilizar de intimidações a funcionários em função do cargo ocupado, visando assédio sexual ou constrangimento de qualquer natureza, bem como desrespeito a colegas e ofensa a subordinados;

•Cumprir a legislação, convenções e acordos coletivos e regulamentação
aplicável ao exercício de suas atividades profissionais;
 
• Opor-se a quaisquer violações da atividade em geral, ao tráfico de influência ou qualquer outra transação que possa comprometer a imagem do profissional e/ou da Organização;

• Exercer suas atividades profissionais com competência, buscando o aprimoramento técnico e a permanente atualização quanto às normas legais, regulamentares, estatutárias e demais instruções pertinentes à função desempenhada, visando à defesa dos interesses da Organização;
 
• Exercer com moderação e equilíbrio as prerrogativas funcionais que lhe
sejam atribuídas, realizando seu trabalho com honestidade, respeito mútuo,
espírito de equipe, lealdade e confiança nas relações no ambiente de trabalho;

• Não usar equipamentos e outros recursos da Organização para fins
particulares;

• Respeitar as diferenças decorrentes das pessoas em função da cor, sexo, origem, classe social, idade ou deficiência física.


3.3      Relações com Clientes da Organização
 
• Primar seu atendimento baseado no respeito às necessidades dos clientes;
 
• Fornecer informações transparentes, claras e acessíveis sobre os produtos e serviços a todos os clientes;
 
• Oferecer ao cliente produtos e serviços que estejam de acordo com sua
capacidade econômica e financeira;


• Garantir o sigilo das operações, dos nomes de seus clientes e o cumprimento das condições previamente pactuadas;

• Apresentar padrão de atendimento, de tal forma que este continue sendo
um de seus principais diferenciais de mercado;

• Pautar-se por princípios de simplicidade, honestidade, transparência e gentileza.

 

4.    USO DE RECURSOS DA EMPRESA

• Os recursos da empresa não devem ser utilizados para outros fins senão aqueles definidos pela empresa. Não será permitido o uso de propriedades, equipamentos, oportunidades de negócio e sistemas de informação da empresa ou, ainda, a posição do colaborador, em benefício próprio ou de  terceiros, em detrimento dos interesses da empresa.

• Os funcionários e seus familiares diretos devem evitar qualquer ação ou
relacionamento de negócios que possam criar conflitos entre seus próprios interesses e os da empresa.

• Os funcionários não devem prestar atividades pessoais de consultoria ou assistência a fornecedores, clientes e prestadores de serviços.

• Os funcionários não devem se envolver em atividades paralelas que conflitem com o horário de trabalho, sua atenção e tempo na Humaitax Contadores Empresariais.

• A propriedade intelectual de todos os programas, planos e projetos desenvolvidos na empresa pertencem à Humaitax Contadores Empresariais, mesmo após o desligamento do funcionário.

• Os recursos de informática não devem ser utilizados para a propagação de e-mail ou documentos com conteúdo que atentem ao pudor, de cunho discriminatório ou difamatório, boatos e correntes.